Valparaíso de Goiás, 06 de dezembro de 2023 – Nos dias 01 e 02 deste mês, o livro “A Corda, o Balão” foi lançado em dois espaços de renome na literatura local: a Livraria Leitura de Valparaíso e a 37ª Feira do Livro de Brasília. A obra foi cocriada por membros da AVL, com textos de Drielly Neres e Lucas Souza, e capa e ilustrações de César Ferreira.

Livro “A Corda, O Balão”. Arquivo pessoal dos autores.
Afetos: liberdade e restrição
No cerne da narrativa, a imagem do balão e da corda. O voo e a permanência. A partir da natureza transformadora dos afetos, que ora restringem, ora impulsionam ao voo, a jornada simbólica do balão convida os leitores a embarcarem nos horizontes profundos dos sentimentos. E, ainda, a experimentarem a inteireza do amor, feito de águas e espinhos, céu e tempestade.
“A Corda, o Balão” (AColibri) é uma viagem íntima pelo complexo universo dos afetos humanos. Os autores unem suas vozes poéticas em uma narrativa única, onde os sentimentos fluem como “águas às avessas”, explorando a pluralidade do ser humano e sua essência relacional.
“Esse é um livro com grande potencial de identificação. Quem nunca viveu uma paixão, um grande encontro afetivo, uma despedida dolorosa, um amor cheio de novidades e desafios? Se ainda não viveu, saiba que vai, inevitavelmente. Somos seres relacionais. E isso não se restringe ao campo erótico-romântico: os afetos estão em todas as nossas relações. O livro traz um pouco de vários encontros afetivos que podemos experienciar, sobretudo o encontro consigo mesmo. Há uma abordagem autorreflexiva e filosófica que permeia a narrativa da obra, trazendo o foco do olhar para si próprio, para as dúvidas, os anseios e receios que pulsam dentro de cada um enquanto indivíduo. Afinal, é a partir do re-conhecimento de si que se pode construir uma relação saudável com o outro.”
Lucas Souza, autor do livro, em entrevista por WhatsApp.
Lançamentos memoráveis
O lançamento oficial do livro ocorreu na Livraria Leitura do Shopping Sul em Valparaíso de Goiás, na última sexta-feira, 01/12, às 18h. Os leitores que adquiriram exemplares durante a pré-venda foram agraciados com a distribuição antecipada, seguida por uma noite de autógrafos com os autores. A atmosfera foi enriquecida por uma conversa envolvente sobre o processo criativo do livro e leitura de trechos selecionados, proporcionando ao público uma oportunidade única de interação com os criadores da obra.

Noite de lançamento na Livraria Leitura, Valparaíso de Goiás. Arquivo pessoal dos autores.
O livro teve, ainda, um segundo lançamento, que aconteceu na 37ª Feira do Livro de Brasília (FELIB), às 16h. O encontro se deu no espaço CEMA e atraiu as pessoas do local para uma nova conversa sobre a obra, contemplando perguntas do público e novas perspectivas que os autores apresentaram em suas falas.
“Eu já venho participando da Feira do Livro de Brasília desde 2017, mas essa experiência com ‘A Corda, O Balão’ foi única. Primeiro, por estar ao lado de um grande amigo fazendo um livro-duo; também, pela potência dos sentimentos impressos emergidos das vivências dos últimos meses. Com o lançamento do livro na FELIB, tivemos a oportunidade de trocar ideias, ouvir feedbacks e compartilhar experiências com leitores ávidos por novas histórias. A interação com o público é o coração de qualquer evento literário. Essa conexão direta é fundamental para promover a leitura e também para que os leitores conheçam mais sobre a obra e o autor. A Feira do Livro desempenha um papel crucial na promoção da literatura ao proporcionar um espaço onde a diversidade de histórias ganha destaque. Para todos os que ainda não conheceram ‘A Corda, o Balão’, convido-os a mergulhar nessa história repleta de emoções e reflexões.”
Drielly Neres, autora do livro, em entrevista por WhatsApp.
Você pode conferir o vídeo do lançamento na FELIB clicando aqui.

Autores na 37ª Feira do Livro de Brasília. Arquivo pessoal.
“A Corda, o Balão” está disponível para compra diretamente com os autores, podendo ser encontrados no Instagram @driellyneres e @lgcdsouza. A obra promete uma leitura marcante para todos aqueles que buscam contemplar as complexidades e belezas do universo afetivo humano.

Deixe um comentário