Brasília, 29 de Outubro de 2023 — O Grupo Ímpar Dança-teatro, um coletivo de artistas cênicos do DF está prestes a encantar o público brasiliense com um projeto inovador que combina literatura e movimento. Sob o título “Palavra que me Move”, o grupo transformará poemas do livro “Da vida ao mistério: amor,” do autor e acadêmico da AVL Lucas Souza, em uma experiência de dança-teatro única.

Grupo Ímpar Dança-Teatro e Projeto “Palavra que me Move”
Fundado como “Foco Base,” o grupo evoluiu ao longo de dois anos para se tornar o Grupo Ímpar Dança-Teatro, em 2019, sendo atualmente dirigido por Juana Miranda, Lucas Sued e Naedly Franco. Com influências da dança, teatralidade no movimento e elementos de improvisação, o grupo oferece narrativas que provocam reflexões a partir da percepção do elo artístico-social que nos integra enquanto indivíduos e coletivo.

Intérpretes do grupo Ímpar Dança-Teatro.
Fotografia: @nay_mesquita.
O projeto “Palavra que me Move” surge da necessidade de levar a arte de volta aos palcos, após quase um ano de ausência devido às restrições da pandemia. Juana Miranda, uma das diretoras do grupo, propôs a criação de um novo espetáculo envolvendo a colaboração de diversos artistas de Brasília e região. Nesta primeira versão, o projeto convidou poetas locais para servir como inspiração para o espetáculo, transformando seus poemas em movimentos cênicos.
“O Ímpar é um marco na minha trajetória, onde passei a acreditar mais em mim como artista. É um lugar de sonhar e acreditar. Me emociono ao falar sobre e me lembrar das trajetórias que percorri no coletivo. O grupo carrega uma marca muito afetiva. Não nos juntamos só para trabalhar, mas para trocar vivências, o que torna os processos de criação muito mais leves. É, também, um lugar de aconchego e de prazer. E o espetáculo fala sobre afeto. Mesmo o livro transitando por diversos lugares, eu escolhi me ater a esse ponto para criar o espetáculo. Trazer essa perspectiva pra cena é uma forma de experienciar e normalizar o afeto, celebrando sua potência enquanto ato cotidiano. Acredito que um dos versos de ‘Coração Cerratense’, [poema do livro de Lucas Souza], resume todo o espetáculo: ‘somos a soma de nossos afetos.’ Nossa proposta é convidar o público a reviver seus afetos, desde a infância até a vida adulta, e trazer a reflexão de como é importante estarmos abertos, porosos a esses atravessamentos.”
Lucas Sued, intérprete e diretor do Ímpar Dança-Teatro, por WhatsApp.
O objetivo principal do projeto é destacar a diversidade e excelência dos artistas locais. Os poetas escolhidos para essa primeira edição são Karla Calasans, autora de “Nas bordaduras de um botão,” e Lucas Souza, autor de “Da vida ao mistério: amor.”

Lucas Souza com seu livro “Da vida ao mistério: amor”.
Fotografia: César Ferreira.
Da Vida ao Mistério: Amor
Escrito, editado e publicado durante a pandemia de COVID-19, o livro teve seu lançamento oficial em junho de 2022 na 36ª Feira do Livro de Brasília. O mais curioso é que sua criação tem tudo a ver com a proposta do projeto. Isso porque Souza utilizou a dança como fio condutor no processo criativo do livro, um aspecto que agora se torna ainda mais especial com a adaptação dos poemas para um espetáculo de dança-teatro.
“Durante a pandemia e as restrições sociais, construí intuitivamente o hábito de dançar no isolamento do meu quarto. Selecionava algumas músicas para tocar e me movia de forma espontânea e des-coreografada. Criei, assim, um ritual de expressão e conexão com meu corpo e emoções. Dançava praticamente todo dia, e foi um período em que escrevi muito também, então a dança se desenhou nas linhas e entrelinhas dos meus poemas. São reflexo da minha jornada pessoal e espiritual nos tempos pandêmicos.”
Souza, por videochamada.
A adaptação de “Da vida ao mistério: amor” em um espetáculo de dança-teatro é, portanto, uma celebração do caminho de Souza enquanto escritor e uma oportunidade para o público vivenciar a essência do livro de uma maneira totalmente nova. O espetáculo promete ser uma experiência que une palavras e movimento de uma forma emocionante, oferecendo uma visão mais profunda do amor e da poesia que pulsam o livro.

Grupo Ímpar Dança-Teatro recebe o autor Souza (centro) em um dos ensaios para uma conversa sobre o processo criativo do livro.
Fotografia: arquivo pessoal do autor.
Agenda e Ingressos
Os espetáculos ocorrerão no Teatro do Brasília Shopping. A venda de ingressos para ambos os espetáculos está prevista para iniciar em 1º de novembro de 2023.
As datas de estreia são as seguintes:
- Da vida ao mistério: amor, de Lucas Souza
16 de novembro de 2023, às 19h – criado, dirigido e coreografado por Lucas Sued. - Nas bordaduras de um botão, de Karla Calasans
23 de novembro de 2023, às 19h – criado e dirigido por Juana Miranda, com coreografias de Lucas Sued.

Ficha Técnica:
Palavra que me Move – Da Vida ao Mistério: Amor
Elenco: Bárbara Campos, Jessica Vasconcelos, Kalebe Lizan, Lucas Sued, Paulo Sousa, Yasmim Varella.
Textos: Lucas Souza.
Criação, Direção e Coreografia Lucas Sued.
– Comunicação da AVL.

Deixe um comentário