
Alexandre Bernardo, vice-presidente da Academia Valparaisense de Letras, é um indivíduo de múltiplos talentos e realizações. Com licenciaturas em Letras Português-Literatura, História e Música, juntamente com especializações em Docência do Ensino Superior, Literatura Brasileira, Estudos Literários e Filosofia, ele possui uma sólida formação acadêmica e uma paixão pela educação.
Uma das facetas mais notáveis de sua trajetória é seu envolvimento ativo com o xadrez desde 2010. Hoje, ele ministra aulas nessa área e desempenha um papel fundamental na Federação Brasiliense de Xadrez. Além disso, Alexandre organiza o Aberto Marista de Xadrez e é um árbitro e treinador respeitado, tendo treinado campeões brasileiros nas categorias Sub08, Sub10 e Sub12.
Alexandre Bernardo também é um autor prolífico, com três livros publicados, incluindo “Universos paralelos,” “Anjo reverso” e “Meu livro de xadrez” (Editora Enovus). Os dois primeiros estão disponíveis gratuitamente na Biblioteca Virtual Bernardo Elis. Sua escrita abrange uma variedade de temas, demonstrando sua versatilidade intelectual.
Em seu mais recente conto, “O meu bardo de Minas Gerais,” Alexandre nos transporta para um encontro extraordinário nas encruzilhadas das ruas Divinópolis e Paraisópolis, local lendário que deu origem ao Clube da Esquina. Inspirado pelas palavras de Lovecraft, ele tece uma narrativa que mescla amor e fantasia, criando um cenário onde o misticismo e a realidade se entrelaçam.

“Fui motivado a escrever este conto a convite da Acadêmica Débora Iglesias. Ela propôs um desafio coletivo de uma coletânea de contos fantásticos (que será lançada em breve). Foi uma oportunidade única de explorar meu talento literário de uma forma diferente, e os frutos desse esforço compartilhado estão se revelando emocionantes. É gratificante que esse mesmo conto já foi premiado pela Têmpora Editora e agora está disponível no Podcast Bibliocanto. Estou ansioso para que mais pessoas tenham a chance de conhecer e se envolver com essa história por meio do podcast.”
Alexandre Bernardo
Nesse encontro mágico e enigmático, os leitores são convidados a mergulhar em uma história que desafia as barreiras da compreensão, deixando a pergunta no ar: o que realmente fica conosco após o fim da leitura? “O meu bardo de Minas Gerais” é uma experiência literária que nos envolve e nos faz questionar a natureza do sobrenatural nas histórias que habitam nossas vidas.
Disponível também em:
Deezer: https://deezer.page.link/4uzEnQsqrY8kucaJ7
TuneIn: http://tun.in/tuzsKf


Deixe um comentário