Sobre

A Academia Valparaisense de Letras
tem como patronesse oficial
a escritora Cora Coralina.

As finalidades da AVL

I – congregar pessoas que se dediquem às atividades literárias e artísticas nas mais diversas formas de expressão;


II- realizar estudos e pesquisas na área da literatura local e regional;


III- apoiar, valorizar e difundir o conjunto das manifestações artístico-culturais do município;

IV- promover e incentivar a cultura por meio da realização de conferências, exposições, concursos, cursos, premiações e outras atividades de natureza cultural;

V- coletar, pesquisar, elaborar e divulgar estudos e informações de cunho cultural, relacionados aos interesses da entidade;

VI- promover o aprimoramento da Língua Pátria nos seus aspectos científicos, históricos, artísticos e a elevação da dignidade do escritor do município e região;

VII- propagar o culto, o estudo, a exaltação e a divulgação da vida e obra de personagens históricos e figuras literárias que ajudaram a construir a grandeza do município de Valparaíso e região;

VIII- exercer toda e qualquer outra atividade que possa contribuir para o desenvolvimento cultural do município e, se possível, de toda a região;

IX- outros definidos em Lei Municipal, Estadual ou Federal.

Assim está definida a AVL de acordo com seu estatuto: “É uma sociedade civil organizada, sem fins lucrativos, de caráter cultural, que terá duração por tempo indeterminado”

“As organizações da sociedade civil são de grande relevância para o país, uma vez que contribuem para atenuar questões que afetam as diversas áreas da vida das sociedades. Em geral, essas entidades buscam provocar algum impacto na sua área de atuação, seja na busca por melhorar a qualidade de vida das sociedades, proteger o meio ambiente ou mesmo garantir que determinados direitos sejam atendidos e preservados.

Ao trabalhar em parceria com a Administração Pública, essas organizações buscam destinar e utilizar os recursos públicos de modo mais eficiente, trazendo assim inovações e transformando práticas já existentes. As OSCs ficam responsáveis pela execução das atividades, enquanto o Poder Público pode se concentrar em exercer o controle e a avaliação dessas ações.”

Por Vivian Lie Kato de Lima O texto completo: O que são as Organizações da Sociedade Civil (OSC)? | Politize!

As frentes de trabalho

Os acadêmicos da AVL desempenham um papel fundamental em diversas áreas de atuação:

1. Editorial: Os acadêmicos da AVL contribuem com a manutenção do selo editorial AColibri, uma tarefa que envolve a criação de obras literárias e a participação em projetos editoriais. Isso inclui a produção de coletâneas e publicações independentes. Os acadêmicos também são responsáveis por selecionar textos para o site da AVL, tornando-o um recurso valioso para a comunidade literária.

2. Educação e Formação: A promoção da educação e da formação literária é uma das principais missões dos acadêmicos da AVL, e boa parte dos acadêmicos são professores da Educação Básica. Eles desempenham um papel ativo no planejamento e na execução de ações educativas e formativas, trabalhando para formar novos leitores e escritores. Além disso, os acadêmicos se dedicam ao desenvolvimento de habilidades de apreciação e fruição artística, incentivando o crescimento intelectual e cultural da comunidade.

3. Eventos Culturais: A organização e realização de eventos culturais públicos é outra área de atuação dos acadêmicos da AVL. Eles desempenham um papel fundamental na concepção, planejamento, logística e execução desses eventos, que incluem lançamentos de livros, palestras, debates, saraus e festivais. A AVL ofereceu a Semana de Arte Valparaíso 2022, tento trabalhado para incluí-la oficialmente no calendário de eventos do município.

4. Comunicação: Os acadêmicos da AVL também representam a instituição perante o público e a imprensa. Eles desempenham um papel importante na gestão da imagem pública da AVL, garantindo que a instituição seja vista de maneira positiva e coerente. Além disso, eles desempenham um papel importante na comunicação interna.

Nos encontramos uma vez ao mês para debates e planejamentos, onde deliberamos as ações do coletivo.

“Assim, no contexto remoto, marcou presença e realizou diversas ações no município de Valparaíso de Goiás e ganhou estados, países, universos múltiplos, que rompem o véu da materialidade por meio de ações que fomentaram a Cultura Literária como um todo. Foram realizadas diversas reuniões com Gestores Municipais para tratativas administrativas e artísticas; gravações de materiais literários diversos; promoção midiática do vídeo em alusão ao Dia do Livro Infantil; lançamento de obras de acadêmicos, bem como de suas atuações artísticas; Campanha Poética alusiva ao mês da Mulher; desenvolvimento do conceito “Amigos da AVL” em agradecimento àqueles que abraçam a Literatura da Academia; Lives de lançamento das coletâneas Banquete e Confissões (impressão financiada pela Lei Aldir Blanc); parceria com o artista Jorge Recife, por meio do projeto Divan, com apresentações de cunho teatral e inauguração oficial da Sede da AVL; Lives do Podcast “Meu bom dia para você” (mensagens motivacionais para enfrentamento de períodos de isolamento social); Lives para a Secretaria Municipal de Educação de Valparaíso de Goiás; Sarau Virtual do Clube Literário da AVL; Contação de histórias infantis de obras do acadêmico Michel Duarte na Escola Municipal Maria do Nascimento Paiva; participação na Rádio 98,1 FM; projeto Geladeira Literária de fomento à ideia “Livro também é alimento”; Projeto Nossa Voz na Câmara que objetiva adentrar em todos os espaços públicos de voz ativa da população, com o poder transformador do livro e da leitura; produção de ofícios para oficialização da Utilidade Pública da Academia, Moção de Aplausos, Uso da Tribuna e solicitação de terreno para construção da Sede.”

Do portfólio da AVL

Nos acompanhe no instagram:

https://www.instagram.com/academiaavl/

Site criado com WordPress.com.